Presidente dos EUA, Donald Trump –
27/06/2025
(Foto: REUTERS/Ken Cedeno)
” data-medium-file=”https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/07/2025-06-30T235636Z_2_LYNXMPEL5T154_RTROPTP_4_USA-TRUMP.jpg?fit=300%2C200&quality=70&strip=all” data-large-file=”https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/07/2025-06-30T235636Z_2_LYNXMPEL5T154_RTROPTP_4_USA-TRUMP.jpg?fit=1280%2C855&quality=70&strip=all” />
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novas tarifas sobre bens brasileiros em 50% na tarde desta quarta-feira (9). Para analistas, o anúncio tem o condão de impactar negativamente o mercado brasileiro e o câmbio.
“A tendência é Bolsa cair e dólar subir ante o real”, opina Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos.
Cruz destaca que o anúncio de Trump pode abalar a imagem, já frágil, de investidores com o Brasil, já que se trata de um mercado de risco que fica ainda vulnerável por estar na mira do presidente americano.
Trump impõe tarifa de 50% sobre Brasil e cita Bolsonaro e ‘relação comercial injusta’
Presidente dos EUA anunciou tarifa de 50% sobre o Brasil em retaliação ao julgamento de Bolsonaro e ao déficit comercial
O analista considera que a situação é especialmente ruim para as empresas brasileiras que exportam para os EUA, uma vez que a especulação do mercado era de tarifas de 22%.
Cruz também chama a atenção para o argumento de que o nível da taxa se dá por ordens judiciais que “censuram” mídias sociais americanas e inibem a liberdade de expressão de cidadãos dos EUA. Segundo Trump, esses ataques do Brasil partem do Supremo Tribunal Federal (STF).
No documento, publicado na Truth Social, o presidente pontua a cláusula de retaliação e ameaça elevar ainda mais as tarifas caso o países responda com medidas semelhantes. “Se por qualquer razão vocês decidirem aumentar suas tarifas, o valor que escolherem será somado ao valor que cobramos”, diz o texto.
Além disso, na carta, Trump também justifica o nível das tarifas ao processo enfrentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. “A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro — um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos — é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar acontecendo. Trata-se de uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, afirmou.
Cruz comenta que poderia ser esperado que, até a eleição, alguma medida nesse sentido fosse feita, mas não agora, sendo um fator de ainda maior incerteza para o mercado.
(com Reuters e Estadão Conteúdo)
The post Tarifa de Trump pode abalar imagem já frágil de investidores com Brasil, diz analista appeared first on InfoMoney.