(Foto: Reprodução/Expert)
” data-medium-file=”https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/07/al-gore-2-e1753456250604.jpg?fit=300%2C164&quality=70&strip=all” data-large-file=”https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/07/al-gore-2-e1753456250604.jpg?fit=985%2C538&quality=70&strip=all” />
Durante sua participação na Expert XP nesta sexta-feira (25), o ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ativista climático Al Gore afirmou que o Brasil está na linha de frente da transição para uma economia sustentável. Segundo ele, com matriz energética majoritariamente limpa, vasta biodiversidade e potencial para inovação em setores como aço verde e agricultura regenerativa, o país reúne as condições ideais para liderar os investimentos que irão moldar o futuro da economia global.
“O Brasil tem uma oportunidade melhor do que praticamente qualquer outra nação do mundo para liderar em setores como aço verde, cimento sustentável e agricultura regenerativa”, afirmou.
Tarifaço de Trump sobre o Brasil “é absolutamente insano”, diz Al Gore na Expert XP
Ex-vice-presidente dos EUA classificou medida como irracional e disse que política comercial americana está nas mãos das petroleiras
“Não poderia haver momento melhor para realizar a Expert XP 2025”, diz Thiago Maffra
Evento reúne grandes nomes do mercado financeiro e especialistas para debater temas atuais em meio a cenário macroeconômico desafiador
No palco do maior festival de investimentos do mundo, Gore exaltou a matriz energética brasileira, com cerca de 90% da energia vinda de fontes renováveis, e defendeu que o país assuma o protagonismo nas negociações climáticas globais, especialmente com a realização da COP30 em Belém, em novembro. “Esse é um momento de círculo completo. Foi aqui, há 33 anos, que tudo começou com a Eco-92. E agora o mundo volta os olhos para o Brasil para decidir como podemos resolver essa crise”, disse.
COP30: pressão contra combustíveis fósseis
Al Gore confirmou presença na COP30 e disse esperar que o encontro marque uma inflexão definitiva na agenda climática global: “Espero que a COP30 foque na redução do uso de combustíveis fósseis, como o Brasil já tem feito. Sim, o país ainda possui exploração de petróleo, mas é um modelo de nação com energia majoritariamente renovável. Isso é o que o mundo precisa fazer.”
Ele também criticou o espaço que a indústria de petróleo e gás ainda ocupa nas decisões climáticas. “Demorou 28 anos para que se mencionasse oficialmente o termo ‘combustíveis fósseis’ em uma COP. Isso é um absurdo. Hoje, ainda colocamos 175 milhões de toneladas de poluentes na atmosfera diariamente, e esse acúmulo é o que está aquecendo o planeta”, alertou.
Investimento sustentável ‘não é caridade’
Gore também rebateu a ideia de que investimentos sustentáveis implicam retorno financeiro menor. “Não há caridade nisso. Queremos retorno superior ao benchmark. A sustentabilidade é hoje a melhor forma de gerar lucros de longo prazo”, afirmou, citando o histórico da sua gestora, a Generation Investment Management, que figura entre as líderes globais em rentabilidade dentro da sua categoria.
Ele revelou que 80% do capital da Just Climate, braço da gestora dedicado a investimentos climáticos, será alocado em projetos no Brasil. “O futuro da nossa gestora está aqui, porque o futuro do mundo está aqui”, afirmou.
Segundo Gore, o país reúne os elementos ideais para essa nova economia: biodiversidade, matriz limpa, sol, floresta, água e know-how empresarial. “Se você quer trabalhar com moda, vá a Paris. Se quer investir na natureza para resolver a crise climática, venha ao Brasil”, provocou.
Gore encerrou sua fala apontando o papel central do capital privado na transição energética. “Ano passado, 93% de toda a nova capacidade elétrica instalada no mundo foi renovável. E 85% desse capital veio de investidores privados. A boa notícia é que os investidores inteligentes já estão vendo isso como a grande oportunidade do século”, afirmou. “Temos o que precisamos para resolver essa crise e prosperar ao mesmo tempo. O futuro do investimento é o investimento sustentável, e o Brasil está no centro desse futuro.”
The post Al Gore: “O futuro do investimento é sustentável, e o Brasil está no centro” appeared first on InfoMoney.