Petrobras faz história: Angélica Laureano assume diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade

brasil: Petrobras avança na transição energética com nova liderança feminina

No​ cenário brasileiro, a Petrobras anuncia uma importante⁣ mudança em sua alta gestão⁢ ao nomear Angélica Garcia‌ Cobas Laureano como diretora⁣ executiva de Transição Energética e Sustentabilidade. Esta decisão marca um momento histórico para a estatal, que agora conta com cinco mulheres entre os nove membros da diretoria, incluindo Magda Chambriard na presidência – um recorde que destaca o⁤ compromisso da empresa com a diversidade e equidade de gênero.

compromisso estratégico com a sustentabilidade⁢ e inovação

Criada em abril de 2023,⁣ a Diretoria de Transição Energética‍ e Sustentabilidade tem como missão centralizar esforços para acelerar as iniciativas relacionadas ⁣à transformação do setor energético. Essa área integra atividades ligadas ao gás natural,energias ‍renováveis,combate às mudanças climáticas e processos de descarbonização. Além disso, atua em colaboração estreita com outras divisões da​ companhia para fomentar pesquisas ‍e desenvolver projetos inovadores alinhados à agenda ambiental.

Metas ambiciosas rumo ao net zero até‍ 2050

A nova diretora enfatiza‍ o foco contínuo da Petrobras em investimentos robustos voltados à redução das emissões operacionais. “Nosso objetivo é liderar o mercado​ brasileiro na produção sustentável por meio do desenvolvimento de combustíveis menos poluentes e diversificação ‌das fontes renováveis”,afirma‌ Angélica Laureano. A meta ‍estabelecida pela empresa ‍é ⁣alcançar ​emissões líquidas zero (net zero) até ‍meados deste século.

Experiência consolidada no setor energético nacional

Com uma trajetória ​sólida ‌dentro da Petrobras nas áreas de materiais, Abastecimento, Gás e energia, Angélica também presidiu a Gaspetro – joint venture responsável pela ‌gestão participativa em 19 distribuidoras estaduais⁢ de gás natural. Após sua ​aposentadoria na estatal, atuou como consultora especializada no segmento antes de assumir recentemente a presidência da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A., demonstrando amplo conhecimento técnico e estratégico para conduzir os desafios atuais.